
O que é?
Desde a antiguidade que se conhece esta planta felpuda, anual e semi-rústica, originária do Oriente. O anis pertence á família das Umbelíferas e também é conhecido por erva-doce. Posui um porte médio, com cerca de 30 a 90 cm de altura, e as suas flores brancas, estreladas em umbrelas compostas, abrem de Maio a Junho e são, depois, substituídas por pequenos frutos fibrosos, que complementam s sua maturação em Setembro. As folhas inferiores possuem lobos arredondados, serrados, e são muito aromáticas. O caule é estriado, ramoso e verde.
Como se cultiva?
O anis cresce no campo, mas as suas sementes podem ser cultivadas quer em jardins quer dentro de casa. Para o seu cultivo é indispensável um solo rico, arejado, alcalino e exposto ao sol. A sementeira deve ser feita no final da Primavera e a planta necessita apenas de algumas mondas e de poucas regas.
Sempre que necessário, colha as folhas inferiores.
Como se conserva?
Suspena a planta até amadurecer e deixe as sementes secarem.
Combina com…
A semente do anis comina com varios doces: broas, compotas, geleias, tortas, molhos de maçã, etc. também está indicada para cremes, pasteis e queijo-creme. Pode misturar as folhas do anis em saladas de fruta e em sobremesas com frutos secos.
Utilize em…
O óleo essencial do anis é espectorante, antiespasmódico e estimula o aptite e o sono. Para além disso, sob a forma de chá, está indicado para o tratamento das perturbações digestivas e favorece, tambem a secreção láctea e o aumento da libido. Se quiser desfrutar do aroma desta planta, esmague as sementes e utilize-as em not-nourris para pefumar a sua casa.
0 comentários:
Enviar um comentário