
(Cytisia scoparius)
O QUE É?
Da família das Papilionáceas, a giesta - também designada por giesta-brava, giesta-das-vassouras, chamiça ou relama - pode atingir entre 2 e 4 m de altura e é uma planta muito comum nos países mediterrânicos. Trata-se de um subarbusto revestido por numerosas flores amareo-douradas, muito perfumadas, que têm cerca de 2 cm de comprimento. As hastes são arqueadas e flexíveis, sempre-verdes e muito aromáticas. As folhas são caducas, compostas por três folíolos elípticos. A floração ocorre na Primavera, entre os meses de Maio e Junho. Seguidamente, surgem os frutos, que possuem o aspecto de vagens negras, com pêlos nas margens.
COMO SE CULTIVA?
Trata-se de uma planta que se reproduz com muita facilidade e, por isso, vegeta espontaneamente em terrenos baldios, nos matos, pinhais, charnecas e à beira de estradas. Encontra-se em quase todo o nosso país. Para cultivá-la, escolha um solo bem arejado, seco e exposto ao sol.
COMO SE CONSERVA?
Se colocar os ramos dentro de uma jarra com água, estes conservam-se durante muito tempo. Para proceder à secagem, apanhe-os na Primavera, antes da maturação. Assim que as flores murcharem, pendure os pés de giesta num seco e bem arejado e deixe secar.
UTILIZE EM...
Confeccione saquinhos de linho, encha-os com flores secas de giesta e guarde-os nas gavetas, pois libertam uma agradável fragrância nas roupas. Utiliza os ramos para fazer um bonita e decorativa vassoura para o jardim. Quando estão floridos, são muito ornamentais, por isso, use-os em arranjos florais campestres. Em infusão, os rebentos de giesta são diuréticos, purgativos e purificantes.
0 comentários:
Enviar um comentário