
(Lippia citriodora)
O QUE É?
Da família das Verbenáceas, a lúcia-lima é um subarbusto vivaz, que mede entre 50 cm e 2 m de altura. Muito apreciada devido ao seu muito acentuado aroma a limão, é também conhecida por limonete, doce-lima, bela-luísa ou cidrila. Foram os espanhóis que trouxeram da América do Sul para a Europa, durante o período das Descobertas, e actualmente é cultivada nos nossos mais belos jardins, como uma planta ornamental. Possui uma folhagem de delicada beleza: as folhas são verde-claras, oblongas, compridas, pontiagudas e muito aromáticas. As fiores são muito pequenas, brancas estão agrupadas em cachos na extremidade do caule, estriado. O fruto seco possui sementes negras.
COMO SE CULTIVA?
Cultive a lúcia-lima em solos leves e bem arejados, num local ao abrigo das geadas. Pode colher as folhas sempre que for necessário, embora sejam aromáticas durante a época da floração.
COMO SE CONSERVA?
Seque as folhas deste arbusto à sombra e guarde-as num recipiente hermeticamente fechado. Desta forma, as folhas mantêm um aroma intenso a fresco durante dois a três anos.
COMBINA COM...
Em virtude da sua fragrância alimonada, para além do clássico chá, a Lúcia-lima serve para aromatizar saladas de fruta, gelatinas, bolos, molhos de sobre bebidas refrescantes (sangrias e cups), carnes e peixes.
0 comentários:
Enviar um comentário