Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Alfazema



O que é?

Da família das Labiadas, é uma planta muito popularizada e possui uma fragrância inconfundivél. Existem algumas variedades de alfazema, como por exemplo, a L. officinalis , a L.stoechas, a L. angustifolia, etc. A variedade officinalis é a alfazema comum, a mais conhecida e utilizada, devido ao seu aroma e às suas propriedades terapêuticas. Espeta espontaneamente na Europa e é muito fácil de identificar: mede entre 30 e 70 cm de altura e encontra-se em pequenos novelos ou em arbustos ordenados. As suas flores têm uma pequena corola, possuem um tom azul-violáceo, apresentam-se em espigas e são muito perfumadas.

Como se cultiva?

Cultiva-se em solos bem arejados, muito ricos em cálcio e expostos ao calor e á luz do sol. As sebes e as plantas irregulares devem ser podadas na primavera. As pétalas podem ser colhidas em qualquer altura do ano, mas os caules floridos devem ser apanhados assim que as flores desabrocharem, ou seja, de Julho a Setembro.

Como se conserva?

Colha as flores de preferência á tarde, pois o perfume é mais intenso nessa altura do dia. Depois, seque-as ao ar livre, mas proteja-as do sol.

Combina com…

Utilize as suas flores para aromatizar compotas e para a decoração de bolos. A alfazema tem diversos usos: na culinária na cosmética e na medicina.

Utilize em…

A alfazema é muito útil no tratamento de dores de cabeça, especialmente se estiverem relacionadas com a fadiga, o stress e a depressão. Para obter a tão afamada agua de colónia de lavanda, ponha 60g de flores frescas a macerar num frasco de álcool a 32° e deixe repousar durante 1 mês.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter