Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Aloés



O que é?

Da família das Liláceas, o aloés tem como nome vulgar erva-babosa. Trata-se de uma planta perene, sempre verde e muito sensível ao frio. Mede entre 1m e 1,5m de altura e tem flores pendentes, dispostas em cacho, com o perianto vermelho ou amarelo. É muito resistente a climas secos e tem sido objecto de vários estudos, visto possuir propriedades que curam queimaduras provocadas por radiaçõres. As suas folhas são compridas, carnudas e de cor branca-esverdiada; é delas que se extrai a seiva , que é purgativa e estomáquica. As folhas podem ser reduzidas a pó, para fins medicinais.

Como se cultiva?

Cultive esta planta num local onde apanhe sol e ao abrigo de geadas.
O solo deve ser arenoso e, para os semear, deve aguardar pela Primavera. retire os rebentos no Verão, deixe-os secar durante dois dias e plante-os numa mistura de 2 partes de húmus para 1 de areia. corte-lhe as folhas sempre que for necessário.

Como se conserva?

Para recolher o gél dos aloés, dê um corte longitudinal na folha, raspe-o com as costas de uma faca e conserve-o num recipiente seco, herméticamente fechado.

Utilize em...

O aloés tem uma série de indicações terapêuticas. Para aliviar as queimaduras leves e permitir uma rápida cicatrização de feridas pequenas, aplique um pouco do seu suco. Em casos de pele gretada ou de eczemas, também pode esmagar as folhas de aloés e aplicá-las na zona afectada, sob a forma de cataplasmas. Se tiver a pele seca, prepare um creme hidratante com a seiva do aloés. Quando ingerido, posui uma acção laxativa.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter