Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Arruda

O que é?

Da família das Rutáceas, é um subarbusto herbáceo, rústico e sempre-verde, que pode medir entre 30 a 70 cm.
Encontra-se por toda a Europa e possui um odor desagradável. As folhas são ovais, com segmentos oblongos, pequenos e verdes azuladas, com odor balsâmico. O caule é cilíndrico e torna-se lenhoso no segundo ano. As flores são verde-amareladas e crescem em cachos. Há que ter cuidado no uso da arruda, pois em doses elevadas é tóxica e pode causar envenenamentos. È, também, especialmente perigosa para as mulheres grávidas, pois tem uma acção abortiva.
Como se cultiva?
A arruda cresce espontaneamente em encostas e colinas. Para cultiva-las, escolha solos arejados alcalinos e expostos ao sol. Deve ser semeada na primavera e, em caso de Invernos muito rigorosos, tem de ser protegida.
As folhas devem ser colhidas antes de as flores começarem a desabrochar.

Como se conserva?

Colha as folhas um pouco antes da floração e coloque-as ao sol, a secar.
Guarde as sementes num recipiente hermeticamente fechado.

Combina com…

Experimente misturar uma pequena quantidade de folhas de arruda esmagadas em vinho e ameixas secas: é um delicioso molho para carnes. Mas tenha alguma precaução na utilização desta planta a nível culinário, pois apesar de as suas folhas húmidas serem comestíveis, em dias de calor podem causar erupções cutâneas.

Utilize em…

Os ramos frescos de arruda são úteis para repelir os ratos. Se esmagar as folhas e espalha-las pela casa, verá que funciona como um excelente repelente de insectos. A nível terapêutico, pode ser utilizada para fazer lavagens oculares e o seu chá possui um efeito calmante regulador da actividade cardíaca.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter