Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Artemísia

O que é?

Da família das Compostas, chega a atingir mais de 1 m de altura. Vegeta espontaneamente na Europa, na Ásia e na América do Norte. Além da artemisia comum, existem diversas outras espécies: a A. Campestris; a A. Lactiflora; a A. Arborescens, etc. Quase todas as variedades são arbustos, rústicos e caducos. A artemisia comum é uma planta ramificada, de folhagem verde--escura e recortada. A face interior das folhas é esbranquiçada o caule é pubescente e avermelhado. É muito semelhante ao absinto, mas as suas flores são mais perfumadas e de tom castanho-amarelado.

Como se conserva?

A artemisia cresce espontaneamente e terrenos baldios, mas também pode ser cultivada em jardins. O solo deve ser seco e bem arejado. Não cultive perto de outras ervas aromáticas ou medicinais pois tem uma toxina que inibe o desenvolvimento de outras plantas. Floresce nos meses de Julho e Agosto.

Como se conserva?

Apanhe as extremidades floridas e as folhas até ao fim do Verão. Seque as folhas e as flores e conserve-as num recipiente hermeticamente fechado.

Combina com…

O seu sabor amargo ajuda a digestão e alivia as cólicas intestinais. Combina com pratos de carne, como assados de pato, ganso e peru. Use-a em recheios para aves, para temperar molhos sopas e saladas.

Utilize em…

A artemisia é tónica, estimulante, febrífuga e antiespasmódica. A infusão das suas folhas está indicada para os casos de períodos menstruais irregulares. Colocada no calçado atenua a fadiga.

2 comentários:

wong disse...

no calçado a colocarei ó bela Artemísia

Unknown disse...

Boa sorte Tareka. Adorei ver esse blog.Tem ensinamentos muito úteis. Vou add aos meus favoritos e regressarei aqui mais vezes.
Beijinhos

Comentários Recentes

Site Meter