Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Calêndula



(calendula officinalis)

O QUE É?

Também conhecida por calêndula-hortense ou por maravilhas, é uma planta da família das Compostas, anual e rústica. De origem mediterrânica, mede entre 30 e 50 cm de altura. As flores centrais, de lígulas num tom cor-de-laranja-vivo, têm um capítulo de 4 a 7 cm de diâmetro. As folhas são alternas, verdes e pubescentes. Os seus caules carnudos estão cobertos de pêlos finos e as sementes minúsculas são curvas e espinhosas.

COMO SE CULTIVA?

As calêndulas são plantas muito comuns em toda a Europa e, devido ao seu colorido intenso, alegram muitos jardins. Escolha um solo bem arejado e exposto ao sol para o seu cultivo e colha-as assim que desabrocharem.

COMO SE CONSERVA?

Proceda à secagem destas plantas no Verão e, para apressar o processo, deve pendurá-las num local aquecido, mas à sombra. Se deseja manter a sua cor, seque-as num local seco, mas mais frio e bastante arejado.

COMBINA COM...

A cor intensa das lígulas dá um tom de açafrão a pratos de arroz e a sopas de peixe. Em certos pratos de carne, oferece um paladar ligeiramente picante.

UTILJZE EM...

Do ponto de vista terapêutico, pode utilizar a calêndula em infusões, uma vez que as suas propriedades acalmam os espasmos gástricos ou intestinais e as dores menstruais. Em pomada, é um bom anti-séptico, fungicida e adstringente. Está também indicada para o tratamento de vários problemas de pele, como as inflamações, os ferimentos ligeiros, o prurido e as queimaduras solares. A indústria cosmética utiliza esta planta para os produtos de beleza, nomeadamente em cremes para amaciar a pele. Na decoração, faça bonitos arranjos florais com as flores frescas; as secas dão um aroma delicado e colorido bonito aos pot-pourris.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter