Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Borragem



(Borago offlclnalis)


O QUE É?


Da família das Boragináceas, esta bela planta anual e rústica, que pode atingir os 70 cm de altura, é vulgarmente conhecida por «borrage». Tem uma textura felpuda e o seu caule é redondo, robusto, oco, com pêlos picantes e brancos. As folhas são verde-acinzentadas, ovais ou oblongas e as flores possuem o formato de estrela e são de um lindo tom de azul, muito puro.

COMO SE CULTIVA?


Apesar de ser uma planta espontânea, que cresce junto a muros, ruínas ou escombros, também pode ser cultivada em jardins, em locais secos e bem arejados. Semeie-a na Primavera para obter flores no Verão.

COMO SE CONSERVA?

As folhas devem ser colhidas assim que a flor desabrocha - a borragem floresce de Maio a Julho. Para as conservar, pode secar ou congelar as folhas também, cristalizar as flores.

COMBIMA COM...

A borragem possui índices elevados de cálcio e de sais minerais. Quer as flores quer as folhas são deliciosas em saladas. As últimas são, também, um excelente acompanhamento paria espinafres ou outros legumes. Experimente usa-lo no pão com manteiga ou acrescentá-las às bebidas, para lhes dar frescura.

UTILIZE EM...

A nível terapêutico, as folhas e flores da borragem possuem qualidades febrífugas, anti-inflamatórias e expectorantes. Alguns estudos cientistas revelaram, também, a sua utilidade no tratamento de eczemas e da artrite reumatóide.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter