Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Chaga




(Tropaelum majus)

O QUE É?

Da família das Tropeoláceas, esta planta também é vulgarmente conhecida por mastruço-do-peru. Podemos encontrá-la, como trepadeira, junto a muros, nas bermas de caminhos, decorando canteiros, etc. Julga-se que sejam oriundas da América Central, onde são vivazes, e que foram transportadas para a Europa, onde são anuais. É uma planta trepadeira, de folhas redondas e flores simples ou dobradas, esporeadas, muito bonitas e de coloração variada: vermelho--claras ou escuras, amarelas ou embigodadas, como os amores-perfeitos. O fruto é divisível em três cocas monos-pérmicas, indeiscentes (isto è, trata-se de um fruto que não se abre espontaneamente quando maduro, não pondo, portanto, em liberdade as sementes).

COMO SE COMSERVA?

A colheita é feita durante o Verão e o Outono e pode aproveitar-se a planta inteira: as sementes, as folhas e as flores. As sementes devem ser apanhadas assim que as flores murcham, para não endurecerem. Em seguida, lave-as em água fria e deixe-as de molho durante a noite, em água salgada. No dia seguinte, escorra-as e cubra-as com vinagre frio e especiarias. Tape e deixe em repouso durante 12 meses, um outro método de conservação consiste na secagem das folhas e das flores. Depois de secas, coloque-as numa prensa.

COMBINA COM...

As folhas de chaga são muito picantes e sabem a agrião com mostarda. As flores e as folhas tenras podem usar-se em saladas. As sementes verdes são conservadas e utilizadas como substitutas das alcaparras.

UTILIZE EM...

A nível terapêutico, a chaga tem várias aplicações. É anti-séptica, ajuda no controlo de infecções provocadas por bactérias e por fungos e, para além disso, possui propriedades expectorantes e diuréticas.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter