Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Dente-de-Leão



(Taraxacum officinale)

O QUE É?

Trata-se de uma pequena planta herbácea vivaz, da família das Asteráceas, que pode medir entre 5 e 30 cm de altura. Muito comum em toda a Europa, cresce espontaneamente em prados, caminhos e à beira de estradas, sendo considerada uma erva daninha. O nome desta planta persistente deve-se ao formato das suas folhas basilares, serrilhadas e oblongas (semelhantes aos dentes de um leão). A raiz é carnuda e leitosa e as flores amarelo-douradas crescem em hastes moles e ocas e só abrem quando há sol. As flores desabrocham na Primavera e, após a maturação destas, surgem os pequenos globos «plumosos». Estes contêm sementes que se separam e dispersam das hastes apenas com uma brisa e ficam a flutuar no ar, como plumas.

COMO SE CULTIVA?

Esta planta cresce espontaneamente e sem quaisquer cuidados especiais, mas também pode ser cultivada. Semeie-a desde a Primavera até ao princípio do Outono, lançando as sementes à terra (que convém ser húmida e exposta ao sol).

COMO SE CONSERVA?

O período ideal para a colheita das raízes vai de Junho a Agosto, quando estão mais amargas; as folhas, por seu lado, podem ser apanhadas durante todo o ano. Depois de colhidas, ambas podem ser secas; posteriormente, as folhas servem para fazer chá e a raiz, quando torrada, serve para substituir o café.

COMBINA COM...

As folhas novas e frescas são muito nutritivas, ricas em vitaminas e em potássio e ferro. Cruas, são deliciosas em saladas e sanduíches. Cozidas, preparam-se como os espinafres. A raiz também pode ser consumida crua, em saladas.

UTILIZE EM...

O dente-de-leão é útil no tratamento de problemas hepáticos e possui propriedades diuréticas, por isso aproveite-as tomando infusões das suas folhas.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter