Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Estragão




(Artemisia dracunculus)

O QUE É?

É uma planta muito aromática, vivaz, originária da Ásia Central. Pertence à família das Compostas e mede entre 60 cm e l m. É muito resistente a geadas, pois cresce nas zonas frias e montanhosas da Europa. As suas raízes filiformes são a propagação de um rizoma castanho-claro, carnudo. As folhas, verde-escuras e lanceoladas, são estreitas e oblongas. Os caules, por seu lado, são redondos e ramosos e as flores branco-esverdeadas.

COMO SE CULTIVA?

Não é cultivado em sementes, tem de ser transplantado. Faça-o na Primavera, em solo rico, leve e bem drenado, com espaços de 30 cm. Pode apanhar as folhas em qualquer altura, mas faça a colheita principal do Verão. Quanto mais as deixar crescer, mais intensa será a sua fragrância.

COMO SE CONSERVA?

De preferência, utilize as folhas de estragão frescas. Mas também pode se cuidadosamente, congelá-las ou, então, mergulhá-las em vinagre.

COMBINA COM...

O seu sabor apimentado, ligeiramente acre e anisado combina muito com molhos (maioneses, molho tártaro, etc), manteigas compostas, saladas, pratos de frango, de peixe e de ovos. As folhas também são das para guarnecer acepipes.

UTILIZE EM...

Rico em iodo, sais minerais e vitaminas A e C, o estragão tem propriedades tónicas e febrífugas. Se fizer uma infusão das suas folhas, ob1 óptimo tónico, estimulante do aparelho digestivo.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter