Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Erva-de-são-roberto



(Geranium robertianum)

O QUE Ê?

Esta erva medicinal pertence à família das Geraniáceas e também é conhecida por erva-roberta. Anual ou bienal, mede entre 30 a 70 cm de altura e è comum em toda a Europa. É uma planta ramificada, com caules finos, cobertos de penugem que ganha, normalmente, um tom vermelho. As folhas são opostas, muito recortadas e com nervuras em leque (muito semelhantes às da salsa). A época de floração vai de Maio a Setembro. As flores são constituídas por cinco pétalas cores-de-rosa (pálidas ou púrpuras). Os frutos, por seu lado, são rijos e bicudos, formados por cinco carpelos, contendo uma semente cada um. Quando fresca e pisada, a erva-de-são-roberto exala um cheiro desagradável.

COMO SE CULTIVA?

Cresce espontaneamente em campos com rochedos, junto a sebes, taludes, paredes, matos, etc. Plante-a em terrena húmido e sombrio, se possível, numa zona pedragosa do seu jardim.

COMO SE CONSERVA?

Colha a planta inteira, durante a época de floração. Faça pequenos molhos, pendure-os à sombra e deixe-os secar. Depois de seca, a erva-de-sáo-roberto perde o cheiro desagradável.

UTILIZE EM...

Desde há muitos anos que esta planta é conhecida como tratamento da disenteria, da enterite e da gota. A raiz é mais utilizada a nível terapêutico, mas a erva também tem algumas aplicações. Para uso interno, em infusão ou decocção ligeira, é indicada para o tratamento de diarreias, hemorróidas e para purificar o sangue. Também tem demonstrado resultados muito positivos em casos de diabetes e úlceras no estômago. Para uso externo, em infusão, é adstringente e, por isso, sob a forma de cataplasmas quentes, sara feridas ligeiras e trata várias afecções cutâneas. Diz-se que as folhas esmagadas afastam os mosquitos.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter