Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Salsa





O QUE É?

A salsa é uma erva aromática da Família das Umbelíferas. Originária do Oriente, existem diversas variedades cultivadas actualmente por toda a Europa: tuberosa, frisada, hamburguesa, francesa, italiana, etc. É uma planta hortícola rústica, que mede cerca de 40 a 60 cm de altura. A raiz é fusiforme, delgada, com pequenas ramificações filamentosas e um aroma muito intenso. As folhas possuem duas formas: podem ser lisas e brilhantes, ou frisadas, crespas, com margens serradas. As flores são verde-amareladas e estão agrupadas em umbelas múltiplas. A salsa comum é cultivada pelas suas folhas e a tuberosa pela sua raiz. A frisada, mais bonita mas menos perfumada, é utilizada para a decoração de pratos e para as guarnições.

COMO SE CULTIVA?

A salsa dá-se melhor em locais soalheiros, mas também pode ser cultivada à sombra e não exige nenhum tipo de solo em especial. Semeie-a na Primavera. A sua germinação é demorada; no ano em que é semeada, produz apenas uma roseta de folhas e só no ano seguinte está pronta para ser colhida.
COMO SE CONSERVA?
As folhas e os caules podem ser colhidos sempre que for necessário. As folhas devem ser secas rapidamente, para conservarem o seu aroma, ou congeladas.
COMBINA COM...
Adapta-se a qualquer receita de carne, peixe, ovos e legumes, realçando-lhes o sabor, e possui uma grande afinidade com os pratos mediterrânicos, que são bastante condimentados. As sopas, os molhos e as saladas ganham um pala­dar e um aspecto mais apetitoso quando são polvilhados com salsa picada.
UTILIZE EM...
A salsa é rica em nutrientes, especialmente em vitamina C e saís minerais, incluindo o magnésio, um mineral importante para o combate ao stress. E um potente diurético, eficaz para resolver os edemas e os problemas de retenção urinária. As sementes estão indicadas para as perturbações digestivas, como a flatulência e cólicas. O suco das folhas trata as picadas de insectos e o óleo essencial estimula o processo menstrual. As mulheres grávidas não devem consumir salsa em grandes quantidades, pois tem efeitos abortivos.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter