Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Poejo



O QUE Ê?

Provenientes da Eurásia e das regiões mediterrânicas, os poejos são muito comuns em Portugal. Pertencem à família das Labiadas e medem cerca de 15 cm de altura. São ervas vivazes, robustas, de folhas de tom verde-vivo, pecioladas, ligeiramente serrilhadas. As flores têm a corola num tom entre o rosa e a púrpura. Os caules são frouxos, lançando raízes nos pontos em que entram em contacto com o solo. Crescem em lugares húmidos, nas margens dos rios e ribeiros e possuem um cheiro muito aromático, semelhante ao da hortelã-pimenta.

COMO SE CULTIVA?
Semeie os poejos num local pouco exposto ao sol e regue-os com bastante frequência, para que possam germinar convenientemente: eles precisam de bastante humidade no solo.

COMO SE COMSERVA?

Como acontece com todas as variedades de hortelãs, os poejos são melhores quando usados frescos e conservam-se por pouco tempo no frigorifico. Também pode congelar ou secar as suas folhas. Depois de secas, deve guardá-las num recipiente seco e hermeticamente fechado.

COMBINA COM…

As folhas frescas e secas são utilizadas como condimentos para sopas, açordas, caldeiradas, mariscadas, saladas e molhos. Também fazem um chá
Extremamente refrescante.

UTILIZE EM…

Os poejos são utilizados para aliviar os estados de depressão geral e para aumentar a irrigação sanguínea. Em infusão, ajudam a fazer uma boa digestão, combatem as constipações e a asma e aliviam as cãibras.

ATENÇÃO! Não ingira grandes quantidades de poejos durante a gravidez, pois esta erva possui pro­priedades abortivas. Se tiver uma infestação de formigas na sua casa, espalhe folhas de poejos em todos os locais por onde elas passam, para as afastar.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter