
(Equisetum arvense)
O QUE É? "
Da família das Equisetáceas, a cavalinha é uma planta herbácea, também conhecida por erva canada, cauda-de-cavaio, pinheirinha, equiseto-dos-campos, rabo-de-asno, etc. O seu nome deve-se ao formato dos talos e caules que possui, que são semelhantes à cauda (setum) de um equídeo (equí). Trata-se de uma planta muito particular, uma vez que não tem flores e as folhas formam círculos, ao mesmo nível, em redor do caule. Mede entre 1 5 e 60 cm de altura e possui dois tipos de caules: os férteis, que surgem na Primavera e terminam em espigas cheias de esporos; e os estéreis surgem no Verão e são altos delgados, ocos e verdes. Apesar de não ser uma planta muito bonita, a cavalinha é importante, devido às suas virtudes curativas.
COMO SE CULTIVA?
A cavalinha propaga-se em locais sombrios, à beira de estradas, em campos baldios, junto de poços, lagos e em regiões pantanosas. Dá-se bem em terrenos húmidos e argilosos, protegida da exposição solar directa.
UTILIZE EM...
A cavalinha è muito rica em vitamina C e em sais minerais, especialmente cálcio e, por isso, é considerada um excelente remineralizador com propriedades recalcificantes. Assim, está aconselhada para os casos de fracturas ósseas de descalcificação. Possui também propriedades adstringentes anti-inflamatórias, hemostáticas e diuréticas.
0 comentários:
Enviar um comentário