
(Artemisia dracunculus)
O QUE É?
É uma planta muito aromática, vivaz, originária da Ásia Central. Pertence à família das Compostas e mede entre 60 cm e l m. É muito resistente a geadas, pois cresce nas zonas frias e montanhosas da Europa. As suas raízes filiformes são a propagação de um rizoma castanho-claro, carnudo. As folhas, verde-escuras e lanceoladas, são estreitas e oblongas. Os caules, por seu lado, são redondos e ramosos e as flores branco-esverdeadas.
COMO SE CULTIVA?
Não é cultivado em sementes, tem de ser transplantado. Faça-o na Primavera, em solo rico, leve e bem drenado, com espaços de 30 cm. Pode apanhar as folhas em qualquer altura, mas faça a colheita principal do Verão. Quanto mais as deixar crescer, mais intensa será a sua fragrância.
COMO SE CONSERVA?
De preferência, utilize as folhas de estragão frescas. Mas também pode se cuidadosamente, congelá-las ou, então, mergulhá-las em vinagre.
COMBINA COM...
O seu sabor apimentado, ligeiramente acre e anisado combina muito com molhos (maioneses, molho tártaro, etc), manteigas compostas, saladas, pratos de frango, de peixe e de ovos. As folhas também são das para guarnecer acepipes.
UTILIZE EM...
Rico em iodo, sais minerais e vitaminas A e C, o estragão tem propriedades tónicas e febrífugas. Se fizer uma infusão das suas folhas, ob1 óptimo tónico, estimulante do aparelho digestivo.
0 comentários:
Enviar um comentário