
(Melissa offictnalis)
O QUE É?
Da família das Labiadas e oriunda do Sul da Europa, a erva-cidreira também é conhecida por melissa, limonete ou cidronela-menor. Trata-se de uma planta herbácea, vivaz, de caules pouco vilosos, erectos e quadrados e pode crescer até à altura de 1m. As suas folhas recortadas são ovadas, verde-escuras na parte superior e verde-claras na inferior. Possuem uma leve penugem e um odor intenso, semelhante ao limão. As flores, cujo néctar é muito apreciado pelas abelhas, são muito pequenas e amareladas; depois de secas, passam a brancas e, de seguida, a azul-claras. É parecida com a urtiga.
COMO SE CULTIVA?
Semeia-se na Primavera e no Outono, em climas temperados, pois c qualquer solo húmido. É muito fácil de cultivar, pois basta plantar pedaços e dá-se bem em locais sombrios. Pode apanhar as folhas em qualquer altura.
COMO SE CONSERVA?
Colha as folhas um pouco antes da floração e consuma-as frescas. Para usa-las fora de época, seque-as e guarde-as em recipientes fechados. Leve em conta no entanto, de que a secagem retira-lhes sempre propriedades.
COMBINA COM...
Com a sua fragrância a limão, as folhas frescas são indicadas para molhos para peixe, maionese, carnes assadas, etc. É muito aromática na sangria ou num cup. A essência de melissa è utilizada para aromatizar um licor verde preparado por monges.
UTILIZE EM...
Se friccionar folhas frescas de erva-cidreira em picadas de insecto, acaba imediatamente o prurido. O chá alivia o catarro, as dores de cabeça e os problemas digestivos e atenua os sintomas das constipações e estados febris, etc.
0 comentários:
Enviar um comentário