Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Giesta




(Cytisia scoparius)

O QUE É?

Da família das Papilionáceas, a giesta - também designada por giesta-brava, giesta-das-vassouras, chamiça ou relama - pode atingir entre 2 e 4 m de altura e é uma planta muito comum nos países mediterrânicos. Trata-se de um subarbusto revestido por numerosas flores amareo-douradas, muito perfumadas, que têm cerca de 2 cm de comprimento. As hastes são arqueadas e flexíveis, sempre-verdes e muito aromáticas. As folhas são caducas, compostas por três folíolos elípticos. A floração ocorre na Primavera, entre os meses de Maio e Junho. Seguidamente, surgem os frutos, que possuem o aspecto de vagens negras, com pêlos nas margens.

COMO SE CULTIVA?

Trata-se de uma planta que se reproduz com muita facilidade e, por isso, vegeta espontaneamente em terrenos baldios, nos matos, pinhais, charnecas e à beira de estradas. Encontra-se em quase todo o nosso país. Para cultivá-la, escolha um solo bem arejado, seco e exposto ao sol.

COMO SE CONSERVA?

Se colocar os ramos dentro de uma jarra com água, estes conservam-se durante muito tempo. Para proceder à secagem, apanhe-os na Primavera, antes da maturação. Assim que as flores murcharem, pendure os pés de giesta num seco e bem arejado e deixe secar.

UTILIZE EM...

Confeccione saquinhos de linho, encha-os com flores secas de giesta e guarde-os nas gavetas, pois libertam uma agradável fragrância nas roupas. Utiliza os ramos para fazer um bonita e decorativa vassoura para o jardim. Quando estão floridos, são muito ornamentais, por isso, use-os em arranjos florais campestres. Em infusão, os rebentos de giesta são diuréticos, purgativos e purificantes.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter