Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Hortelã


(Mentha)

O QUE É?

Da família das Labiadas, é uma erva conhecida há muitos anos, tanto pelo seu odor como pela diversidade de variedades. A Mentha viridis, ou hortelã-verde, é extremamente aromática, possui folhas rugosas e è das ervas mais utilizadas na gastronomia do nosso país. Eis algumas outras variedades de Mentha: M. citrata - possui perfume a limão e folhas lisas e verdes; M. piperifa (ou hortelã-pimenta) - è usada para fazer chá e tem um aroma forte e apimentado; M. rotundifolia - o seu sabor é uma mistura de hortelã com maçã; M. spicata e M. crispa - muito robustas, de folhas crespas, com sabor picante e a maçã; M. raripiia rubra - de suave aroma a hortelã-pimenta, possui folhas verde-escuras e caules purpúreos; e a M. pulegium.
COMO SE CULTIVA?

Corte estacas da raiz ou do caule da erva e mergulhe-as em água, para criarem raízes. Semeie-a na Primavera. Pode ser cultivada dentro de casa.

COMO SE CONSERVA?

A hortelã possui um aroma muito intenso e, para aproveitá-lo devidamente, deve usá-la fresca. Contudo, também pode secar ou congelar as folhas. As secas devem ser conservadas em recipientes hermeticamente fechados.

COMBINA COM...

Tem muitas aplicações culinárias: vai bem com sopas, saladas, carnes, peixes, molhos e, até, em sobremesas.

O CHEFE RECOMENDA: COSTELETAS COM MOLHO DE HORTELÃ

Ingredientes:

8 costeletas * 2 colheres (sopa) de hortelã picada * l dl de natas * óleo e sal q.b.

Tempere as costeletas de sal e frite-as numa frigideira, em óleo bem quente. Depois de juntar a hortelã picada às natas, verta-as sobre a carne. Mexa e deixe levantar fervura, para engrossar. Sirva de imediato.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter