Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Lúcia-lima




(Lippia citriodora)


O QUE É?


Da família das Verbenáceas, a lúcia-lima é um subarbusto vivaz, que mede entre 50 cm e 2 m de altura. Muito apreciada devido ao seu muito acentuado aroma a limão, é também conhecida por limonete, doce-lima, bela-luísa ou cidrila. Foram os espanhóis que trouxeram da América do Sul para a Europa, durante o período das Descobertas, e actualmente é cultivada nos nossos mais belos jardins, como uma planta ornamental. Possui uma folhagem de delicada beleza: as folhas são verde-claras, oblongas, compridas, pontiagudas e muito aromáticas. As fiores são muito pequenas, brancas estão agrupadas em cachos na extremidade do caule, estriado. O fruto seco possui sementes negras.

COMO SE CULTIVA?

Cultive a lúcia-lima em solos leves e bem arejados, num local ao abrigo das geadas. Pode colher as folhas sempre que for necessário, embora sejam aromáticas durante a época da floração.

COMO SE CONSERVA?

Seque as folhas deste arbusto à sombra e guarde-as num recipiente hermeticamente fechado. Desta forma, as folhas mantêm um aroma intenso a fresco durante dois a três anos.

COMBINA COM...

Em virtude da sua fragrância alimonada, para além do clássico chá, a Lúcia-lima serve para aromatizar saladas de fruta, gelatinas, bolos, molhos de sobre bebidas refrescantes (sangrias e cups), carnes e peixes.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter