Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Morangueiro



O QUE Ê?


Da família das Rosáceas, é uma planta herbácea, vivaz, que cresce em
estado selvagem nos campos, especialmente em zonas de grande altitude, mas também é cultivado em hortas. As raízes formam-se em tufos, são curtas e lenhosas. Apresenta três tipos de caule: o rizoma, delgado e vivaz; os estolhos, caules laterais que criam raízes e folhas, através das quais a planta rasteja e se multiplica; e os caules floríferos erectos. As folhas são anuais, trifoliadas, serradas e com muitas nervuras. As flores são brancas, hermafroditas e estão dispostas em cimeiras terminais. Os frutos vermelhos - os morangos - são muito carnudos e suculentos, contendo as sementes espalhadas pela superfície.

COMO SE CULTIVA?

Cultive os morangueiros num local fresco, ao sol ou à sombra, o importante é que seja bem arejado. Na Primavera, corte as plantas-filhas criadas pêlos estolhos e transplante-as, com intervalos de 38 cm entre elas.

COMO SE CONSERVA?

Congele os morangos e seque as folhas. Se aprecia compotas, conserve-os deste modo, para poder saboreá-los durante o Inverno.

COMBINA COM...

Os morangos são pouco calóricos e devem ser comidos frescos, com natas, em saladas de fruta, batidos, bolos, tartes, tortas, gelados, compotas, xaropes, etc.

UTILIZE EM...

Riço em vitaminas A, B e C, ferro, potássio e fósforo, está indicado para quem sofre de anemia por carência de ferro, pois possui substâncias que aumentam a absorção desse mineral pelo nosso organismo. É um excelente adstringente: seem a pele oleosa, faça uma decocção com folhas de morangueiro e aplique-a no rosto, com um algodão. O chá, por seu lado, é antidiarreico e diurético.

1 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito dessa noticia do morango. Como uma frutinha tão pequena proporciona tantos beneficios ne?
Parabens pelo blog!

Comentários Recentes

Site Meter