Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Mostarda



O QUE Ê?

Da família das Crucíferas, as mostardas preta e branca são plantas anuais e rústicas. Originárias das regiões mediterrânicas, são cultivadas há muito tempo, como oleaginosas. A planta da mostarda
-preta é mais alta do que a da branca. Possuem cau­les duros, muito verdes e com ramificações. As folhas são oblongas, verde-escuras e exalam uma fragrância intensa. As flores, de pétalas amarelas, encontram-se dispostas em cacho e florescem no Verão, altura em que emanam um suave aroma. As sementes são amargas e apresentam-se em vagem. As da mostarda-preta são pequenas, castanhas e possuem um arorr mais intenso do que as da mostarda-branca, que são esféricas, de um tom bege.

COMO SE CULTIVA?

Semeie as plantas de mostarda num solo rico e bem arejado, protegido das gei das de Inverno. Devem ser colhidas antes de amadurecerem por completo.

COMO SE CONSERVA?

Depois de limpas, as sementes são secas e, posteriormente, moídas. Conservam-se durante multo tempo, desde que hermeticamente fechadas num recipiente.

COMBINA COM...

Amargas e ligeiramente picantes, as sementes da variedade branca são utilizadas para preparar um condimento muito conhecido: o molho de mostarda. Este prepara-se, essencialmente, com sementes trituradas, vinagre, água, especiarias, açúcar e temperos a gosto. È utilizado em diversos pratos: em carnes e peixes assados, salsichas, grelhados, saladas, molhos, etc.

UTILIZE EM...

Sob a forma de cataplasmas a farinha da mostarda-branca serve para atenuar as dores provocadas por reumatismo e artrite. Para aliviar enxaquecas e sintomas de sinusite, coloque os pés em água quente, à qual deverá ter adicionado sementes de mostarda-preta, esmagadas.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter