Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Noz-moscada



O QUE É?

A noz-moscada é o fruto da moscadeira, uma árvore tropi­cal, perenifólía e dióica, da família das Miricáceas. É oriunda da Ásia e da América do Sul e mede até cerca de 15 m de altura. Sempre-verde, possui casca escura, folhas persistentes e flores amarelas, muito aromáticas. Os frutos encontram-se envolvidos em invólucros vermelhos que, depois de secos, são designados por flor-de-noz-moscada. A noz--moscada tem o tamanho de uma amêndoa, é castanha e possui um sulco longitudinal. É dura e pesada e, para ser utilizada como condimento, deve ser sempre ralada.

COMO SE CONSERVA?

Quando devidamente seca ao sol, inteira, conserva-se por muitos meses, ou mesmo durante anos. Prefira as nozes grandes, de boa qualidade, e rale-as ape­nas quando for necessário, para que conservem todo o seu paladar.

COMBINA COM...

Em culinária utilizam-se as flores e a noz-moscada. Servem para temperar tanto pratos doces como salgados. É excelente em purés de batata, omeletas, soufflês, pratos com queijo gratinado, espinafres, mas também em enchidos, patês, em recheios e molhos. Pode usar-se em certas sobremesas, como compotas, tartes de fruta, pudins flan, etc. Mas bebidas, aromatiza vários cocktaills e ponches.

O chefe recomenda: gemada quente

ingredientes

2 Gemas de ovo ◊ 2 Colheres (sopa) de açúcar ◊ 1Cálice de conhaque ◊ noz-moscada q.b.

Coe as gemas previamente, para eliminar as películas exteriores. De segui­da, misture-as com o açúcar e com o conhaque. Mexa bem e junte o leite, bastante quente. Distribua por copos individuais e sirva de imediato, polvi­lhando com noz-moscada, ralada na altura.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter