Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Orégão



O QUE É?

Da família das Labiadas, o orégão cresce espontaneamente na Europa. É uma planta mediterrânica vivaz, muito aro­mática, que mede entre 30 e 80 cm de altura. Tem o caule erecto, viloso, e as folhas são ovais, verde-escuras, com um aroma apimentado. As flores são brancas ou cor-de-rosa e apresentam-se agrupadas em panículas. São muito ricas em néctar e, por isso, encontram-se quase sempre rodeadas de abelhas. O fruto é ovóide e liso. O orégão é muitas vezes confundido com a manjerona, o que è normal, pois pertencem à mesma espécie. No entanto, possuem características e propriedades diferentes.

COMO SE CULTIVA?

O orégão necessita de sol quente e de um solo bem arejado. Encontra quentemente em solos pobres, em encostas pedregosas, prados e terras

COMO SE CONSERVA?

Apanhe as folhas juntamente com os caules, na altura da floração. Ate i lês num molhinho e pendure-o, a secar, num local seco e bem arejado.

COMBINA COM...

As folhas secas são um condimento muito utilizado em culinária. Dão muito aroma a saladas, petiscos (caracóis, por exemplo), pratos de peixe, assados, massas, pizzas, molhos para massas, etc. Experimente salpicar de orégão no queijo mozzarrela com tomate. Fica uma delícia!

UTILIZE EM...

Para aplicação localizada, as extremidades floridas estão indicadas para tratamento de pruridos, como picadas de insectos ou escoriações. Em infusão de flores por cada litro de água; deixe repousar durante cerca de 10 minutos. Os orégãos ajudam a digestão e, além disso, tem propriedades estomáquicas e espetorantes: combate a tosse, as constipações e as dores de cabeça. E, ainda utilizado no tratamento dos distúrbios menstruais.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter