Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Pimenta



O QUE É?

Da família das Piperáceas, a pimenta é o fruto de uma trepadeira tropical, conhecida por pimenteira. É oriunda do arquipélago indo-malaio e, por isso, muito sensível ao frio. Possui caules fortes e lenhosos, com folhas verde-escuras, e leva de três a cinco anos para atingir a maturidade. É nessa altura que começa a dar o seu fruto bolboso, acre e picante, que cresce em cachos. A pimenta-preta é o fruto ainda imaturo e possui um aroma muito particular; a branca é o fruto que foi deixado na árvore até ficar maduro e ganhar um tom avermelhado. O paladar da pimenta-branca è meios intenso do que o da preta.

COMO SE CULTIVA?

Esta trepadeira dá-se bem em climas tropicais com muita humidade, a terra onde é plantada deve ser rica em nutrientes e bem arejada.

COMO SE COMSERVA?

As bagas negras apanham-se antes de estarem maduram e põem-se a se sol, durante três a quatro dias. As brancas são colhidas maduras e deixam de molho durante cerca de uma semana. Depois, friccionam-se entre as mãos para lhes remover a pele, e colocam-se a secar. Prefira a pimenta em grão: moído se conserva por muito tempo e as suas propriedades alteram-se com o tempo.

COMBINA COM…

A pimenta-preta serve para temperar sopas, guisados, estufados, salada mês cozidos, molhos, manteigas, mariscos, peixes, etc. A branca é utilizada para aromatizar sopas, ovos, molhos e outros pratos de cor claras.

UTILIZE EM…

A pimenta é um excelente diurético, digestivo e estimulante do apetite infusão, auxilia nos problemas de digestão, flatulência e prisão de ventre.

0 comentários:

Comentários Recentes

Site Meter