
(Taraxacum officinale)
O QUE É?
Trata-se de uma pequena planta herbácea vivaz, da família das Asteráceas, que pode medir entre 5 e 30 cm de altura. Muito comum em toda a Europa, cresce espontaneamente em prados, caminhos e à beira de estradas, sendo considerada uma erva daninha. O nome desta planta persistente deve-se ao formato das suas folhas basilares, serrilhadas e oblongas (semelhantes aos dentes de um leão). A raiz é carnuda e leitosa e as flores amarelo-douradas crescem em hastes moles e ocas e só abrem quando há sol. As flores desabrocham na Primavera e, após a maturação destas, surgem os pequenos globos «plumosos». Estes contêm sementes que se separam e dispersam das hastes apenas com uma brisa e ficam a flutuar no ar, como plumas.
COMO SE CULTIVA?
Esta planta cresce espontaneamente e sem quaisquer cuidados especiais, mas também pode ser cultivada. Semeie-a desde a Primavera até ao princípio do Outono, lançando as sementes à terra (que convém ser húmida e exposta ao sol).
COMO SE CONSERVA?
O período ideal para a colheita das raízes vai de Junho a Agosto, quando estão mais amargas; as folhas, por seu lado, podem ser apanhadas durante todo o ano. Depois de colhidas, ambas podem ser secas; posteriormente, as folhas servem para fazer chá e a raiz, quando torrada, serve para substituir o café.
COMBINA COM...
As folhas novas e frescas são muito nutritivas, ricas em vitaminas e em potássio e ferro. Cruas, são deliciosas em saladas e sanduíches. Cozidas, preparam-se como os espinafres. A raiz também pode ser consumida crua, em saladas.
UTILIZE EM...
O dente-de-leão é útil no tratamento de problemas hepáticos e possui propriedades diuréticas, por isso aproveite-as tomando infusões das suas folhas.
0 comentários:
Enviar um comentário